sábado, 19 de junho de 2010

Casa de Santar Tinto 2007


Este é para mim vinho muito especial. Quando comecei a provar vinhos, lembro-me dos monocastas (da colheita de 1997) e dos reservas de Santar como dos meus vinhos preferidos nos idos de 2000. Passaram 10 anos, em Santar não se repetiram os monocastas e o colheita "ganhou" mais que uma vez a batalha contra os seus pares comercializados a menos de 4 € na prova anual da Revista de Vinhos. Não é importante que o preço afinal seja de 4,49 € em qualquer supermercado. Na verdade este Casa de Santar (dependendo, naturalmente, do gosto pessoal) até é bem capaz de ser a melhor proposta do mercado, abaixo dos 5 €. Tem, para mim, duas grandes virtudes. Uma é a elegância do conjunto garrafa/rótulo que acaba por marcar alguma diferença no momento da compra e a outra é a aptidão gastronómica deste vinho. É feito com Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz e tem 13,5º de álcool. Muito elegante nas notas de frutos vermelhos, marcado qb pela madeira, com taninos finos, dá um grande prazer na prova. Um belo Dão a um belo preço. Nota pessoal: 16. 

Esteve em muito bom plano a acompanhar uma peça de entrecosto de porco no forno com batatas novas. 


2 comentários:

  1. Bem, desta vez conheço o que está dentro da garrafa e até acho o rótulo bem bonito (para mim, os rótulos têm de ser bonitos e ter significado)...
    Não páras de fazer inveja com as capacidades do teu forno e os seus belos assados...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Concordo em pleno, parece que esse forno deve ser mágico...AVALIANDO O TOM DAS BATATINHAS E DA CARNE...
    Quanto ao vinho nem ponho em questão deve ser óptimo ,para quem aprecia tinto...eu só bebo rosé, branco e espumante à falta de champanhe, mas eu tenho gostos "sem etiquetas"...
    Beijinhos

    ResponderEliminar