quarta-feira, 2 de junho de 2010

Quinta de Foz de Arouce Tinto 2003

Depois da visita à Quinta de Foz de Arouce e da prova vertical dos vinhos era natural o desejo de beber mais um ou outro vinho, em casa, nas calmas. Este 2003 foi provado no fim de semana passado, com o meu pai, a acompanhar um frango estufado feito por ele e que eu, por muito que me esforce não consigo reproduzir. Aquele molho aveludado é algo de irreprodutível...


Quanto ao vinho, é feito com Baga, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Estagia em meias pipas de carvalho francês. É um vinho poderoso e ainda algo taninoso, a pedir guarda. Marcado por algum vegetal aliado a frutos vermelhos bem maduros, com a madeira bem enquadrada. Fresco e com muito boa acidez, termina médio. É um daqueles vinhos feitos à medida para os indefectíveis da Baga ou para os pacientes que o queiram provar daqui a 3 anos ou mais. O preço algo elevado (€ 12,50, mas as colheitas mais recentes estão disponíveis a € 8/9 na loja da Quinta) afastará aqueles que procuram um vinho sem arestas, redondo, pronto a beber, mas esse é o preço a pagar pela diferença. Em Foz de Arouce os vinhos precisam de tempo e paciência para serem desfrutados na sua plenitude. Nota pessoal: 16.    


2 comentários:

  1. Belo frango e pai maravilhoso que cozinha para ti, ainda por cima com molhos irreprodutiveis... é a melhor explicação que poderias ter dado para a quantidade exorbitante que colocaste no prato.
    Parabéns ao cozinheiro e ao guloso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. a gulodice é directamente proporcional à qualidade da comida :)

    ResponderEliminar