domingo, 13 de fevereiro de 2011

Entrecosto de Porco no Forno | Esporão 4 Castas 2009

Um prato de forno de que gosto particularmente. Entrecosto barrado com uma pasta composta por banha de porco, sal, pimenta preta e alhos. Vai ao forno pré-aquecido a 170º C e vai-se virando a carne e regando até estar macia e dourada. Aqui, fugi às ubícuas batatas assadas e acompanhei com um arroz de pencas com chouriço e um puré de maçã. A acidez natural das couves aliada ao doce da maçã foram um belo acompanhamento para esta carne.


O vinho escolhido, o Esporão 4 Castas 2009 é um lançamento recente da Herdade do Esporão. A gama de vinhos da Herdade começa no Alandra, seguindo-se o Monte Velho e o Vinha da Defesa. Em seguida (em termos de preços) temos os monocastas, os Duas Castas e os Quatro Castas, o Esporão Reserva, o Private Selection e o Torre do Esporão. Este 4 Castas tem um preço a rondar os € 10,00 e na colheita de 2009 foi feito com Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Aragonêz e Touriga Franca. E este é um vinho cheio de qualidades. Fruta aos molhos, boa, madeira elegante e presente qb, frescura, boa acidez, algo (pouco mas ainda assim) guloso, com um bom final. É um vinho que agradará a gregos e troianos, aos indefectíveis do Monte Velho e aos enófilos, muito fácil de se gostar. Além disso, o rótulo é bonito. É melhor e mais barato que o tinto Reserva, mas quantas pessoas irão reparar nisso?  

2 comentários:

  1. Bem podias ter contado como fizeste o arroz de pencas, que eu nunca me lembraria de o juntar ao puré de maçã...
    Também não sei como consegues um entrecosto tão tostadinho por fora e rosado por dentro... vou rifar o meu forno é a conclusão!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Não desfazendo no resto, o que me deixou alerta foi esse arroz de couve (ou couve de arroz) com chouriço, em tandem perfeito com o entrecosto e a maçã.

    ResponderEliminar