quarta-feira, 16 de março de 2011

19ª Trilogia | Trutas com Amêndoas | Forellen Mit Mandeln

Cumpridas respectivamente a 18ª e sexta ronda das trilogias, com a Ana e o Luís, foi dado (pela Ana) o mote para esta 19ª. Frutos Secos. Um tema que dava pano para mangas e que eu tratei duma forma simples, mas talvez pouco divulgada por cá. Um prato tradicional Suíço, as trutas com amêndoas.

Comecei por ir à procura da matéria-prima, as trutas. Das do Lindoso ou do Cávado, nem as vi, só as do Viveiro que acaba por ser o nosso maior fornecedor de peixe. Pedi para as arranjarem e temperei-as com sal e sumo de limão. Sequei-as, passei por farinha e fritei-as em azeite. Depois de fritas, reservei.
Ao azeite da fritura juntei um pouco de vinho branco. Diluí uma colher de sobremesa de Maizena em água e juntei ao molho. Deixei que ficasse medianamente consistente e reservei. Torrei amêndoas laminadas num pouco de azeite. Cozi batatas e cenouras em palitos.
Já no prato, deitei uma truta, o molho e as amendoas. Guarneci com as batatas, as cenouras e rodelas bem finas de limão.   


Escusado será dizer que as trutas de aviário não se comparam às verdadeiras. Ainda assim, a carne, magra e medianamente firme deixa perceber que este prato, se feito com trutas a sério, é um prato de Cardeais...

3 comentários:

  1. Quando eu era jovem e havia muitas trutas no rio Vouga, comi-as algumas vezes em Viseu, fritas e magníficas e por vezes, da mesma origem mas conservadas por sábio escabeche, recebíamo-las por correio, em Lisboa e claro que era uma festa (de cardeais, diria o Cupido).
    Estas trutas "aviárias" do nosso descontentamento têm piorado ao longo dos tempos e, pior, até nem era necessário: comi trutas de aquacultura criadas no rio Homem, no Gerês, que em boa verdade não se distinguiam das selvagens. Como em tudo, questão de saber, técnica e provavelmente, cifrões.
    Deve mesmo assim ter ficado uma bela refeição; teria talvez optado por manter a gordura de fritura original das "Forellen Mit Mandeln", a manteiga.

    Bela 19ª! 20ª Trilogia, aí vamos!

    ResponderEliminar
  2. Tu a cozinhar peixes é que é uma coisa de cardeais, lol!!!!
    Claro que ficou super vistoso, mesmo com a truta de viveiro que se revelou medianamemte firme, mas muito fotogénica!
    Irá começar um reinado de peixes para cima do Douro???? Ná............
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Sugestão para trutas com amêndoas a ficarem muito suaves e elegantes: no forno, em papelotes, tempero mínimo.

    Como bem diz, a truta de viveiro é um desafio a boa técnica compensadora, para quem se lembra das trutas da minha micaelense Ribeira dos Tambores. Mesmo assim, de viveiro, ainda vale a pena comê-las em Manteigas, no Ribeiro Frio madeirense ou na Serra do Trigo em S. Miguel. São viveiros de água natural de ribeira, rápida e fria.

    Muitos pensam que a compensação é embrulhá-las com muito tempero. Acho, pelo contrário, que é tirar o que ainda vão tendo de bom sem o abafar.

    À margem. Gosto de vir aqui. Quando malho na "cozinha das tias", não penso nunca no Garficopo.

    ResponderEliminar