segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sopa de Nabos com Nabiças

Quem não gosta de sopa
Bom sujeito não é
É ruim da cabeça
Ou doente do pé.

podia ser de
Dorival Caymmi

Há vários tipos de sopa...

As mais simples apresentam-se nuns sacos de filme metálico profusamente coloridos. Há dois tipos de sacos, os que ostentam a marca da loja que os vende e os outros que ostentam as marcas knorr ou maggi. Os primeiros são mais baratos, os da knorr parece que têm mais sal (esta informação carece de confirmação), mas estão em geral mesmo ao lado dos outros sacos que são das mesmas marcas e dizem directo (direto, no caso de serem da cor do horto gráfico) ao forno e não devem ser confundidos, já que se destinam a fazer carne no forno dentro de um saco de plástico. Estas sopas servem, consoante os nomes, para fazer diversos pratos da cozinha tradicional do desenrascanço, como seja o creme de marisco para fazer arroz de delícias ou a sopa de cebola para fazer frango com cebola ou ainda na versão mais simples, para fazer sopa. Basta juntar água, como se diz na embalagem. Querendo, pode enriquecer-se com mais um cubo de caldo, sal aromatizado ou o que mais se quiser, como croutons ou tostinhas (que se encontram curiosamente numa prateleira próxima... (tramados, os nossos marketeers).

Temos também as sopas em embalagens tetrapack (que estão noutra prateleira e não devem ser confundidas com o vinho ou o leite). Muito menos versáteis do que as primeiras, servem apenas para ser comidas assim, quentes, mornas ou frias, com croutons e tostinhas, querendo-se.

Depois temos as sopas feitas em casa. Quem tiver uma panela, uma varinha e um fogão faz um creme de abóbora em meia hora. Se tiver uma bimby, leva o mesmo tempo, a não ser que tenha que ler a receita do livro base umas 20 vezes até perceber. Tendo ficado com dúvidas, deixa uma pergunta num forum (e há muitos - nunca percebi como é que uma coisa que aparentemente simplifica a vida, dá origem a tanta dúvida e conversa) ou formula essa dúvida numa qualquer caixa de comentários de um blog da especialidade (também há alguns) e espera pela resposta. Dependendo do tempo de resposta (mesmo que demore cinco minutos, o que é ser optimista) já se viu que temos bem uma hora e meia para fazer a sopa. Aconselhável ao fim de semana, naturalmente.
Quem já sabe fazer sopa, normalmente elege meia dúzia, dá-lhes nomes e cristaliza a preparação com mais ou menos imaginação. Canja ao domingo, caldo verde à segunda, sopa de ervilhas à terça, creme de cenoura à quarta, sopa de grão com espinafres à quinta e minestra à sexta (para aproveitar os legumes que se perderam nos labirínticos meandros do frigorífico, já que sábado é dia de renovar a despensa). O sábado fica reservado para o creme de abóbora acima referido.
Quem gosta de sopa vai mudando os ingredientes, não se atém ao fiozinho de azeite e ao saquito de legumes já lavados e cortados que dão no que se sabe. E depois queixam-se que os putos não comem a sopa...

E as formas de fazer uma sopa são muitas. Sem contar com ingredientes de base, fixos, como a água, um fio de azeite (não aromatizado, já agora, que isto de deixar toda a comida a saber ao mesmo é tudo menos inteligente) e um pouco de sal (não aromatizado, já agora, que isto insistir em deixar toda a comida a saber ao mesmo é um bocado parvo), ou seja, contando apenas com os que tivermos à disposição, temos multiplas probabilidades. Se tivermos dois legumes podemos fazer três sopas diferentes (uma com o legume A, outra com o legume B e uma outra com os 2), se tivermos três legumes podemos fazer sete sopas diferentes, se tivermos quatro legumes podemos fazer catorze sopas diferentes, se tivermos cinco legumes diferentes vamos a um qualquer manual de calculo combinatório aprender a fazer a conta (mas digo já que são mais de vinte probabilidades) e assim sucessivamente.
  
Mesmo com um número reduzido de ingredientes se pode fazer uma sopa agradável, embora quantos mais ingredientes tiver mais facilmente se faz uma sopa ao agrado de toda a gente. Dito de outra forma, se fizer uma sopa de cenoura e houver uma pessoa que não goste, não come a sopa. O mais simples é fazer uma sopa com o número de legumes equivalente ao dos comensais, mais um. A menos que haja comensais que não gostem de mais do que um, é garantido que se satisfaz toda a gente. Tem é que se dizer a quem não gosta de cenoura que a sopa é de couve, a quem não come batatas por causa da dieta que a base tem cenoura, a quem não gosta de espargos que a sopa tem cenouras e assim sucessivamente. Não é tão difícil como parece...

Claro que há mais factores a ter em conta quando se faz uma sopa. Há quem não consiga comer sopa com carne, mas enfia-lhe um calduço para dar sabor e há quem dificilmente prescinda pelo menos de um enchido para aromatizar o caldo. Há quem deteste ver folhas verdes na sopa e há quem dificilmente prescinda delas. Há quem goste de um caldo consistente com feijão e batatas e há quem prefira um caldo mais leve e aveludado feito com cebola e tomate. Há quem goste de umas coisas às segundas, quartas e sextas, de outras às terças, quintas e sábados e ao domingo não goste de nada. E vice versa, naturalmente. Por isso, é de louvar que se possam ter mais sopas do que estados de espírito e gostos pessoais. Viva a sopa!

Esta minha sopa é simples e embora leve enchidos é leve e reconfortante. Cozi um toco de chouriço de Arganil, um outro de chouriço de vinho e um pouco de barriga de porco fumada. Juntei uma cebola e dois nabos, temperei com sal e pimenta e deixei cozer. Quando os legumes estavam cozidos, retirei os enchidos; cortei os chouriços em rodelas e a barriga em paralelipípedos e reservei. Passei a varinha até obter um creme homogéneo, juntei os enchidos, um fio de azeite e folhas de nabiça partidas à mão. Deixei levantar fervura e desliguei o lume (deixando que as nabiças cozessem no calor residual da placa). Servi ao fim de uns oito minutos. 



2 comentários:

  1. Bela sopa e melhor conversa, eficaz e mordaz q.b., direta apesar de não ser da cor do horto gráfico (sic).

    ResponderEliminar
  2. Feliz da sopa por merecer tal reflexão e tão apurado texto!
    Obrigada...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar