sábado, 14 de maio de 2011

Alento Tinto 2008 | Lombo de Porco com Osso Assado no Forno

Apesar da formatação dos vinhos, a que não é alheio o negócio da grande distribuição, ainda vamos tendo alguns produtores que apostam em vinhos com carácter e que não vão atrás das modas. E no Alentejo, creio que a moda ainda passa pelos vinhos com fruta bem madura/compotada, madeira para afinar a coisa, muito álcool, muito corpo e um toque de doçura para agradar ao público em geral. Mas esta será a regra confirmada por muitas excepções, como o prova este Alento tinto de 2008.
Feito em Estremoz por Luís Viegas Louro (filho de Miguel Louro, o prestigiado produtor da Quinta do Mouro) com Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, tem enfoque na fruta madura mas sem compotas, uma acidez viva e alguma frescura que o tornam muito agradável e nada pesadão. Os 14º de álcool não incomodam nada, desde que se tenha um mínimo de cuidado na temperatura de serviço (16º C). Sem madeira (?) ou com muito pouca, é um vinho simples mas muito bem feito, feito para brilhar à mesa. Por cerca de € 5,00 tem-se um vinho muito interessante a merecer prova.


Acompanhei-o com um naco de lombo de porco com osso no forno e respectivas batatas que se mostraram uma excelente companhia para o vinho.

3 comentários:

  1. São mesmo as batatinhas que me tiram do sério, com aquela cor dourada e aquele arzinho sedutor de quem não parte um prato...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho mesmo de experimentar esse. O lombo tmabém está apetecível- :))

    ResponderEliminar
  3. Assar o lombo com o osso é mesmo o grande truque para se ultrapassar a sempre possível aridez desta peça que se chama lombo mas que, anatomicamente, não o é de facto.
    Quanto ao vinho, e apesar de eu gostar desses alentejanos "malvados" da moda, fiquei curioso quanto a este Alento, que até foi o rei do post, acompanhado pelo súbdito assado.

    ResponderEliminar