quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tôt-Fait de Maçãs

Nesta 48ª Trilogia com a Ana e o Luís, escolhi a amêndoa e lembrei-me de algumas preparações francesas que incorporam amendoas na massa, como o clafoutis ou este tot-fait que fui picar ao delicioso blog da Elvira.    


Ingredientes:

4 maçãs grandes, 110 g de farinha de trigo, 80 g de açúcar granulado, 40 g de miolo de amêndoa moído, 1 colher (chá) de fermento para bolos, 3 ovos grandes (claras e gemas separadas), 140 g de manteiga derretida + um pouco para untar, 1 pitada de sal fino, açúcar em pó e canela moída (opcional).

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma assadeira de louça com manteiga e reservar. Descascar as maçãs e corta-las em metades. Remover a parte dos caroços e cortar cada maçã em 6 fatias. Dispor as fatias de maçã de forma harmoniosa na assadeira e reservar. Bater as gemas com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Incorporar a manteiga derretida, assim como a farinha previamente peneirada com o fermento e o miolo de amêndoa. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Incorporar delicadamente ao preparado anterior, levantando a massa de baixo para cima com uma colher de pau para envolver as claras sem que estas se desfaçam. Espalhar o preparado por cima das fatias de maçã. Levar ao forno por 35-40 minutos, a 180ºC. Retirar a assadeira do forno e deixar amornar antes de polvilhar eventualmente com um pouquinho de açúcar em pó e de canela. Servir o tôt-fait ligeiramente morno directamente na assadeira onde cozeu. Acompanhar com natas batidas ou gelado de baunilha.



Usei os ingredientes da Elvira, mas bati o açucar com a manteiga e adicionei os ovos inteiros. Pequenas variações que fizeram com que o meu ficasse menos fofo (era a ideia, naturalmente). Mas a ligação da massa de manteiga com a amêndoa e as maçãs de época resultou numa preparação muito especial :) 


2 comentários:

  1. Uma preparação muito especial e, seguramente, especialmente boa e gulosa a mostrar as virtualidades destas nossas Trilogias.

    ResponderEliminar
  2. Não restam dúvidas de que as nossas trilogias estão a virar internacionais... é a sopa do Luís e agora o teu guloso bolo de maçã...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar