sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vintage's de 2009 - Warre,s, Quinta do Vesúvio e Dow's Quinta da Senhora da Ribeira

"E para a prova acabar em grande, três vintages de 2009. Warre's, vintage clássico, puro e duro, a pedir nova prova, mas vai ser um grande vinho. Quinta da Senhora da Ribeira a mostrar-se guloso e fácil de gostar. Por fim, o vintage do Vesúvio... Num registo nada austero, é complexo qb para agradar a apreciadores, mas deixa margem de manobra para outras pessoas o virem a adorar. 3 vinhos, 3 perfis, terei que os re-provar para melhor notar".

Foi assim que encerrei uma nota de provas feitas em julho na Garrafeira Tio Pepe. Recentemente, na comemoração dos 25 anos da GTP, nova prova de vinhos fortificados com a Symington a brindar-nos com os seus vintages com alguma idade, a saber: Warre's 1963, Graham's 1970 e Quinta do Vesúvio 1994.



Foi naturalmente muito interessante ter provado vinhos notáveis de anos notáveis e que tiveram boas condições de guarda. Efectivamente os portos Vintage bebem-se bem enquanto novos, até ao quarto ano após a colheita e depois pedem descanso durante uns dezasseis anos para voltarem a brilhar (esta regra é demasiado geral para ser levada a sério, mas na duvida o melhor é mesmo segui-la). Para além disso foi muito agradável ter voltado a provar estes vintages em novos, com a calma que uma prova não permite.   


O Warre´s é notável no equilíbrio entre a fruta e o corpo. Algumas notas químicas, tudo no sítio a dar grande prazer. O Quinta do Vesúvio, editado desde 1989 sai todos os anos para o mercado (exceptuando-se 1993) e é, como refere João Paulo Martins no seu guia de vinhos 2011, "invariavelmente, sempre um dos melhores vinhos de cada declaração". Boas notas de fruta madura e algum vegetal a compôr um ramalhete muito interessante. Já o Dow's, aqui Quinta da Senhora da Ribeira em ano não clássico (o 2007 teve 100 pontos na Wine Spectator), mostrou-se mais contido, mas equilibrado e fácil de gostar. Não são baratos, mas em novos ou com umas décadas em cima, proporcionam experiencias fantásticas.  

Sem comentários:

Enviar um comentário