quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ensopado de Pregado

O pregado é, e desde sempre, considerado o principe ou o rei dos peixes planos, devido à sua carne suculenta, polpuda, rija e de sabor excelente.

David Lopes Ramos, in "Os delicados peixes planos". RV nº 246 de maio de 2010.

O pregado é muito bom simplesmente grelhado, ou assado no forno com umas nozes de manteiga, limão e sal marinho, refere ainda o saudoso DLR no artigo supra-citado. E na zona da Costa Nova, perto de Aveiro, o ensopado será um dos pratos de prova obrigatória. Tacho de fundo grosso, cebola em rodelas, pimento em tiras, alho esmagado, tomate, pimenta branca, sal marinho, um molhinho de hortelã e azeite. Junta-se o peixe e vinho branco a cobrir. Leva-se a lume muito baixo até o peixe estar macio (cerca de 35 a 40 minutos). Para servir, deitam-se fatias de pão num prato e cobrem-se com o peixe e respectivo molho. Simples de fazer, é um prato delicioso.  


Tenho referido muitas vezes os peixes de viveiro como sucedâneos pobres dos seus colegas do mar. E em geral, são-no. Contudo, no caso dos pregados de viveiro, principalmente os criados no mar de Mira, de águas frescas, essa diferença não é tão relevante como no caso dos salmões, das douradas ou dos robalos e estes peixes, embora de viveiro são muito saborosos.

3 comentários:

  1. Boa dica, belo prato! Simples e eficaz. (e eu que nunca me tinha apercebido da existência de pregado de viveiro, se calhar até já comi e gabei-lhe o gosto a mar... lol)

    ResponderEliminar
  2. pregado de viveiro nunca comi... acho eu... mas se calhar estou como o Luis, comi pensando que era do mar... eh eh eh
    o prato tem um aspecto fantástico.

    ResponderEliminar
  3. Much of our health is determined by the way we live our lives, and nutrition choices are a huge part
    of that equation. "Methylcobalamin is required for the function of the folate-dependent enzyme, methionine synthase. In reality, a number of these pills can help but only if you couple them with lifestyle changes.

    Look at my site athletic greens youtube (www.facebook.com)

    ResponderEliminar