quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tarte de Limão

Nesta trilogia nº 69 sugeri à Ana e ao Luís o limão. Ingrediente obrigatório e transversal a quase todas as preparações culinárias, das doces às salgadas, já merecia brilhar nestas nossas brincadeiras das quartas feiras. E para cumprir a minha parte fui buscar uma fresca tarte de limão a uma publicação que é ela própria também obrigatória em qualquer cozinha: o Doze Meses de Cozinha, das Selecções do Readers Digest com a edição portuguesa a ter a mão sábia de Maria de Lourdes Modesto. O meu exemplar foi editado em 1979 e comprado uns dez anos depois num alfarrabista da Rua do Bonjardim e desde então tem estado assiduamente na minha cozinha. A receita está na página 112, mas transcrevo-a aqui.

Para a massa:

300g de farinha
140g de manteiga
140g de açúcar
3 gemas de ovo

Deitam-se as gemas, o açúcar e a farinha numa tigela, junta-se a manteiga amolecida e trabalha-se tudo até obter uma massa, que se estende e com a qual se forra uma tarteira de fundo amovível e previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Pica-se a massa com um garfo e leva-se ao forno pré aquecido a 180º C durante dez minutos. Entretanto prepara-se o creme.

Para o creme:

3 ovos
90g de açúcar
45g de manteiga
3 limões

Misturam-se os ovos com o açúcar, a manteiga derretida e o sumo dos limões (acrescentei a raspa de um dos limões). Retira-se a tarte do forno e deita-se-lhe o creme por cima. Volta ao forno mais quinze minutos, enquanto se prepara a guarnição.

Para a guarnição:

3 limões
2dl de água
100g de açúcar

Cortam-se os limões em rodelas finas. Leva-se a água e o açúcar ao lume e quando se tiver uma calda fraca, juntam-se as rodelas do limão, deixando ferver até ficarem transparentes.Quando a tarte acaba de cozer, retira-se do forno, desenforma-se e guarnece-se com as rodelas de limão e a calda.


2 comentários:

  1. E, finalmente, ninguém fugiu ao açúcar!

    ...nem ao limão ;-)

    ResponderEliminar
  2. Decididamente somos os trilógicos gulosos...
    O 12 Meses de Cozinha é também um companheiro obrigatório e muito estimado na minha cozinha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar