quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Toucinho-do-Céu de Murça

Este doce do receituário tradicional transmontano é uma bomba... de prazer! Deixo aqui a receita, transcrita (livremente) da CTP, de Maria de Lourdes Modesto (pag. 74).

500g de açúcar
125g de amêndoas
125g de doce de chila
20 gemas de ovos
2 colheres de sopa de farinha
manteiga qb

Pelam-se e ralam-se as amêndoas. Leva-se o açúcar ao lume com um copo de água e deixa-se ferver até atingir o ponto de fio (103º C). Junta-se o doce de chila e deixa-se ferver mais 2 ou 3 minutos. Adicionam-se as amêndoas raladas, que devem estar bem enxutas e leva-se novamente ao lume para fazer um ponto de estrada muito fraco. Retira-se o doce do lume e depois de arrefecer um pouco, junta-se as gemas, que engrossarão ao lume, tendo-se o cuidado de não deixar ferver. Unta-se com manteiga e polvilha-se com farinha uma forma rectangular. Espalha-se uma colher de farinha sobre o fundo da forma e verte-se o doce. Leva-se ao forno pré-aquecido a 200/250º C. O toucinho-do-céu está cozido quando se introduzir uma faca e esta saír quente e limpa.  

1 comentário:

  1. Sou uma apaixonada por toucinho de céu, mas nunca fiz a receita, acho que chegou o momento de o fazer! esta com um aspecto optimo.

    Visita tambem o meu recente blog, espero que gostes.
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar