terça-feira, 24 de abril de 2012

Bolo de Queijo aka Cheesecake [after MLM]


"Queijo fresco, açúcar e natas em quantidades reduzidas, ovos e limão é tudo o que precisa para fazer um dos melhores bolos que se conhece e que é de fácil confecção e um delicioso complemento alimentar.
Não é nova a utilização do queijo em pastelaria. Os antigos romanos deixavam-no a secar, reduziam-no a pó e usavam-no no lugar da farinha, que consideravam "alimento ordinário".
Hoje, a cozinha mediterrânea, pôs na moda massas para tartes e empadas em que o queijo fresco toma a vêz da manteiga. Tudo boas razões, ou pretexto para ocupar este espaço com a receita do bolo de queijo com que à sobremesa gostaria de me encontrar, no lugar de outro cheesecake solidificado com gelatina com que me deparo à mesa de quase todos os restaurantes, como se de uma fatalidade se tratasse."

Quando li este texto de Maria de Lourdes Modesto no "Palavra Puxa Receita", livro que recolheu as suas crónicas do DN com edição da Verbo e mão de Duarte Calvão, sorri... Muito por causa da gelatina!


E fui à receita, que transcrevo:

150g de bolacha digestiva (ou outra estaladiça) - seja lá o que isso for :)
100g de manteiga
40g de fécula de batata
2 colheres de sopa de leite
250g de queijo fresco muito bem escorrido (ou de requeijão)
125g de natas
100g de açúcar
4 ovos
1 limão pequeno [lavado]

Rale as bolachas e misture com a manteiga de modo a obter uma massa. Com esta massa forre o fundo de uma forma de mola e fundo solto (a chamada forma primavera), generosamente untada. Dissolva a fécula no leite frio.
Reduza o queijo fresco a puré e bata-o energicamente com as natas, o açúcar, as gemas, a raspa da casca e o sumo do limão e a fécula dissolvida no leite. À parte, bata as claras em castelo bem firme e junte-as cuidadosamente à mistura anterior. Deite o preparado na forma [primavera] e leve a cozer em lume brando (160º C a 175º C) durante 45 minutos a uma hora.
Desligue o forno mas deixe lá o bolo por mais 30 minutos. Deixe arrefecer e desenforme. O bolo baixa e enruga consideravelmente. Querendo, cubra a superfície com doce de framboesa ou morango. Na América, de onde nos chega esta deliciosa invenção, acompanham o cheesecake com gelado. Não há como experimentar.

Se anda a perseguir calorias, use o queijo fresco batido, de caixa, com 20% ou mesmo o de 0% de gordura. Pode ainda usar queijo mascarpone ou filadelfia, mas lembre-se que o bolo mais saboroso é o que é feito com queijo fresco ou requeijão de ovelha amaciado com um pouco de leite.

O meu foi, naturalmente, feito com requeijão de ovelha e no fim, foi polvilhado com açúcar em pó.






1 comentário:

  1. Parece mesmo muito fixe, mas olha que deve ser gémeo da tarte de requeijão...
    Bom dia e beijinho.

    ResponderEliminar