quarta-feira, 18 de abril de 2012

Salada de Favas com Morcela do Montoito Salteada

Nesta trilogia, a nº 76 a Ana mandou-nos, a mim a ao Luís, literalmente, à fava...


E estamos no tempo delas. Lembrei-me dum post antigo do Luís (de 2008) sobre as favas com chouriço e encontrei uma bela sugestão na caixa de comentários, feita por um Henrique:

Eu gosto de favas de toda a maneira e feitio, até cruas.

E nesta época, quando são frescas, costumo também fazer uma salada de favas em azeite e vinagre. Cozo-as primeiro em água e sal, ou ao vapor salpicadas com flor de sal, e reservo. Entretanto, corto uma cebola pequena em lâminas muito finas, quase transparentes, em meia-lua. Coloco as favas num prato fundo alternado com camadas de cebola. Depois coloco azeite misturado com vinagre na proporção de 3 para 2 (no meu caso) até ensopar as favas, deixo macerar durante pelo menos duas horas e estão prontas. Se quiserem também podem colocar pequenos pedaços ou rodelas finas de chouriço cru e deixar macerar com as favas. Deixo o tempero de sal e pimenta (ou outros) e a proporção do azeite e vinagre ao vosso critério. A imaginação de cada um é que dá o toque pessoal ao prato :-).

Normalmente utilizo esta salada em conjunto com outros petiscos como salada de polvo, queijo, presunto, azeitonas, etc, numa tarde de petiscos.



E segui a "receita" quase canonicamente. Favas novas cozidas em água e sal, descascadas, azeite do Douro com vinagre velho da Quinta das Bágeiras, um pouco de alho picado, pimenta moída e coentros, cebola em meias luas finas e deixei as favas a macerar no azeite. 



Antes de servir, salteei umas rodelas de morcela do Montoito para acompanhar.

2 comentários:

  1. Quem diria que eu tinha essa preciosidade escondida num post meu!
    Ainda bem que a ressuscitaste e logo desta maneira, que irei experimentar já no fim de semana, não falha.

    ResponderEliminar
  2. E serviu esta trilogia, para além de vos mandar à fava (lolololol!!!!!! como se disso fosse capaz...) para me mostrar favas sob novas perspetivas.
    Uma saladinha tentadora esta!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar