quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Empadão de Pescada | Carolina Branco 2011

Comecei por deixar pescada em posta a tomar sal por uma hora. Abri batatas ao meio e levei-as ao lume com água a cobrir (com a pele para baixo). Ao fim de um quarto de hora juntei as postas de pescada e um ovo e deixei mais dez minutos. Retirei do lume, descasquei as batatas e o ovo e limpei a pescada de peles e espinhas.
Deitei um fio de azeite no fundo de um tabuleiro de forno e juntei dois dentes de alho esmagados e picados. Entretanto juntei as batatas, esmaguei-as grosseiramente com o garfo, acrescentei a pescada em pedaços pequenos e o ovo em rodelas. Misturei tudo, reguei com um fio de bom azeite e reservei.
Deitei um pouco de manteiga na frigideira e juntei pimenta esmagada no almofariz e uma colher de chá de farinha de trigo, mexendo bem; juntei leite até obter um béchamel, com que reguei a mistura. Ralei um pouco de queijo de São Jorge a cobrir e levei ao forno pré-aquecido a 210º C até alourar. Servi com uma salada de alface, tomate, cebola e pimento assado polvilhada com azeitonas e temperada com flor de sal, azeite e sumo de limão.


O vinho escolhido para este prato foi o Carolina branco 2011 (notas de prova de edições anteriores, aqui). Viosinho, Rabigato e Códega do Larinho compõem um vinho fino e elegante, com boa acidez e frescura, que dá muito prazer a beber e tem boa aptidão gastronómica. Um belo vinho do Douro com tudo no sítio.


(garrafa oferecida pelo Produtor)

1 comentário:

  1. Que bom está este empadão com batata em baixo e bechamel em cima... não terá forma de me escapar, claro!
    Beijinho.

    ResponderEliminar