quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Carapau de Escabeche



Nesta trilogia número cento e um foi a vez da Ana sugerir o tema a mim e ao Luís: escabeche. E se o escabeche era uma das formas de conservar os alimentos antes do frio, também é uma fantástica preparação que se pode transpor para a cozinha contemporânea. 


Decidi fazer um escabeche de carapau, não do pequenino, mas de um médio que eviscerei, aproveitando os filetes. Temperei-os e deixei-os ficar a tomar sal durante uma hora, antes de os preparar.



Fiz uns cortes na pele e levei os filetes a fritar em azeite, primeiro do lado da pele, até esta ficar crocante e depois do outro lado, menos tempo, para não secar o peixe. Retirei os filetes do lume e reservei-os. Juntei mais um pouco de azeite, deixei aquecer e juntei uma cebola em fatias finas, alho esmagado, pimenta e louro e deixei em lume brando até a cebola ficar macia. Juntei vinagre de vinho branco (da gallo, porreiro e barato), envolvi tudo e passado um pouco desliguei o lume. Deitei o molho por cima dos filetes, a cobrir e deixei no frigorífico até ao dia seguinte. Retirei do frio uma hora antes de servir, com batatas cozidas com a pele.


1 comentário:

  1. É o que se pode chamar de «carapau de corrida»...
    Bela ideia a de o transformar em filetes.
    Gosto das 2ª e 3ª fotos!
    E assim, de escabeche, começamos a nova era pós 100...
    Beijo.

    ResponderEliminar