quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Feijoada de Camarão com Couve Flor

Trilogia número 104 a cumprir-se, desta vez com a  Ana a sugerir o tema a mim e ao Luís: feijoada. E foi mesmo uma feijoada do Luís que deu o mote para o prato que preparei: uma feijoada de camarão com feijão manteiga e couve (aqui couve flor). 


Comecei por cozer uns camarões em água temperada com um pouco de sal e uns bagos de pimenta preta. Retirei os camarões, descasquei-os e reservei o corpo, tendo mandado as cabeças (esmagadas) e as cascas de volta para o tacho, para fazer um caldo. Ficou assim em lume bando durante uma hora. Coei o caldo e reservei-o.
Piquei grosseiramente uma cebola e dois dentes de alho e levei-os ao lume num tacho com um fundo de azeite. Deixei refogar em lume médio, juntei um pouco de pimenta preta e uma malagueta. Juntei ainda polpa de tomate e deixei refogar uns breves minutos. Juntei então feijão manteiga cozido, um pouco da água da cozedura do feijão e o caldo dos camarões. Juntei também couve flor cortada. Envolvi tudo e deixei a couve flor cozer em lume brando. Nessa altura juntei os camarões, envolvi tudo, desliguei o lume e servi.

1 comentário:

  1. Teria de nascer outra vez para me lembrar de ter a ideia de juntar couve flor na feijoada... uma feijoada arrojada esta!
    Beijinho.

    ResponderEliminar