sexta-feira, 26 de abril de 2013

Kiwi Cheesecake




Nesta trilogia número cento e vinte e nove foi o Luís quem sugeriu o tema a mim e à Ana: antípodas. Achei que seria engraçado brincar com a cozinha dos nossos parceiros antipódicos (a Nova Zelândia, por simplificação) e foi a partir deste belo texto que fiz a minha preparação.

Em primeiro lugar, fartei-me de rir com a alcunha que os brasileiros deram aos neo-zelandezes: kiwis e em segundo com a brincadeira à volta da má comida deles.

Tinha que ter o kiwi e estar nos antípodas da comida desengraçada e ao mesmo tempo teria que ser algo muito novo mundo. Saiu um cheesecake muito tuga.


para a base:

150 gr de bolacha maria
80 gr de manteiga

para o intermédio:

1 pacote de natas (200 ml)
um requeijão de ovelha (250 gr)
100 gr de açúcar
3 ovos
um pouco de raspa de laranja (a gosto)

para a cobertura:

1 dl de água
100 gr de açúcar
2 kiwis

Comecei por triturar as bolachas na picadora. Juntei a manteiga e fui trabalhando com os dedos até obter uma massa homogénea. Untei o fundo duma forma de fundo amovível com manteiga e espalhei a massa até ficar bem espalhada.

Deitei as natas, o requeijão, os ovos e o açúcar numa tigela, adicionei um pouco de raspa de laranja e bati com a vara de arames até homogeneizar a mistura (uns cinco minutos são suficientes). Deitei a massa por cima da massa das bolachas e levei tudo ao forno pré-aquecido a 170º C. Deixei cerca de vinte minutos, protegi com filme de cozinha e deixei acabar de cozer (foram mais uns quinze minutos). Desliguei o forno mas deixei o bolo lá dentro durante mais um quarto de hora.

Entretanto, levei a água ao lume, num tacho, juntei o açúcar e deixei até fazer um ponto pouco puxado (o chamado ponto de cabelo).

Tirei o cheesecake do forno, cobri com os kiwis cortados em rodelas finas e finalizei com a calda de açúcar. 



2 comentários:

  1. Percebi porque demoraste: a viagem foi longa! Mas lá que está um belo de um cheesecake, está... até para quem, como eu, não é fã de kiwis (dos verdes).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito desta receitinha,
    kiss, Susana

    ResponderEliminar