domingo, 29 de setembro de 2013

Terra a Terra Douro Reserva Branco 2011



Depois do tinto de 2010 que referi no post anterior, apresento o branco de 2011. É feito com uvas das castas gouveio, rabigato e viosinho vinificadas separadamente em inox e madeira usada e com três meses de bâtonnage. Foi engarrafado em abril do ano passado (quatro mil garrafas) e tem um PVP recomendado de oito euros.

Fino e elegante, tem uma excelente aptidão gastronómica. Notas de frutos brancos (melão) e algum tropical (maracujá) compõem um belo ramo de aromas que se aliam a uma acidez granítica (termo do contra rotulo, mais que apropriado) e a um longo final. Um belo branco do Douro que recomendo vivamente. Já agora remeto para este post do João Pedro Carvalho acerca destes Terra a Terra e que me parece merecedor de ser recordado :)


O vinho esteve muito bem a acompanhar umas sardinhas no forno, feitas assim:

Sardinhas frescas, amanhadas, escamadas e decapitadas. Salpiquei-as com um pouco de sal grosso e deixei-as uma hora a descansar. Cortei uma cebola em meias luas bem fininhas, um tomate coração de boi em rodelas bem finas e um pimento vermelho em finas tiras. Estas finuras todas foram para permitir que os vegetais assassem ao mesmo tempo que as sardinhas. Cobri o fundo dum tabuleiro com os vegetais, juntei ainda uns dentes de alho esmagado e picado, as sardinhas e meti umas tiras de cebola e de pimento a cobrir as sardinhas. Reguei com um fio de azeite e levei ao forno pré aquecido a 180º C durante vinte minutos. Acompanhei com batatas cozidas.

(vinho oferecido pelo produtor) 

1 comentário:

  1. Fiz estas (outras) sardinhas no forno... Ficaram boas mesmo sem cebola (esqueci)...
    Beijo.

    ResponderEliminar