sábado, 9 de novembro de 2013

Caras de Bacalhau | Mux Branco 2011




Já há bastante tempo que não comia caras de bacalhau. Na verdade, quando as vejo nas prateleiras do supermercado, aparecem sempre com um ar muito pouco cativante. Estas tinham um aspecto fantástico e foram compradas no Mercado de Febres, juntamente com os sames e as línguas deste post.

Demolhei-as durante vinte e quatro horas, mudando a água umas três vezes. Descasquei batatas e cortei-as ao meio, arranjei couve tronchuda  portuguesa e levei a cozer durante quinze minutos. Juntei então meia cara de bacalhau e um ovo. Depois de levantar fervura, deixei outros quinze minutos e servi, depois de devidamente escorrido... Querendo-se, deita-se um dente de alho esmagado e picado no fundo do prato, antes de servir e finalizar com bom azeite.


Aproveitei para provar o novo azeite da Adega de Borba, que tinha comprado na loja online numa promoção. Duas garrafas de meio litro por seis euros com portes já incluídos. O azeite tem notas de maçã verde e frutos secos. Nada madurão, é uma boa escolha ao preço (agora está a € 3,99).


Para acompanhar, o Mux branco de 2011, de Mateus Nicolau de Almeida. Feito maioritariamente com Rabigato, é um vinho muito fresco e nada cansativo, que acompanhou muito bem este prato tão simples. Não é um "Os Xistos Altos", mas custa metade do preço (cerca de doze euros). Muito porreiro :) 


2 comentários:

  1. Muito bem, um dos meus pratos favoritos!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, um dos meus pratos favoritos...
    Mas 1/2 cara?? eu como sempre 2...inteiras!!!

    ResponderEliminar