domingo, 29 de março de 2015

António Madeira Vinhas Velhas 2012

 
Depois de ter falado aqui do primeiro tinto do António Madeira e de o ter provado no simplesmente... Vinho deste ano, estava ansioso para o provar em casa, num almoço com amigos e com vinhos de produtores de quem gosto.
 

 
Começou-se por abrir um espumante branco das Bágeiras de 2012, a segunda edição que levou um bocado de Baga e que se bebe muito bem a solo, um belo espumante. Em seguida abriu-se um Quinta da Covada de 2011 em boa forma e que acompanhou bem uma açorda de bacalhau com legumes de que falarei um dia destes. Depois, com um estufado de carnes, abriu-se o Torre de Tavares 2008, porreiro, diferente do que se espera dum TN do Dão, a precisar de algum tempo, já que a madeira do estágio ainda marca o vinho. Antes de abrir o belo Quinta do Infantado Tawny 10 anos, com as sobremesas, abriu-se o António Madeira Vinhas Velhas 2012, ainda com a comida.
 
Vinho feito duma vinha velha de castas misturadas, vinificado na Quinta da Pellada de Álvaro de Castro e comercializado pela Niepoort Projetos, é um vinho profundamente elegante, cheio de caracter e de complexidade aromática, fugindo aos estereótipos dos vinhos de topo do Dão tourigados. Como o António disse, é diferente do 2011, mas parecido, refletindo o ano da colheita, sem maquilhagem. Grande aptidão gastronómica, boa capacidade de evolução em garrafa, é um vinho a conhecer por qualquer aspirante a enófilo esclarecido.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário