domingo, 21 de junho de 2015

Vila Santa Reserva 2011 | Pulpo con Garbanzos



 
Vila Santa Reserva Branco é o vinho branco de topo do Eng. João Portugal Ramos no Alentejo. Tem um PVP de referência logo abaixo dos dez euros e sai para o mercado (garrafeiras, grande distribuição e restaurantes) mais ou menos um ano e meio após a colheita (agora temos o 2013).
 
É feito com Alvarinho, Arinto e Sauvignon Blanc, castas "estranhas" a Estremoz e isso faz toda a diferença, já que o vinho tem uns contidos 13,5º de álcool, boa acidez e frescura. O estágio do lote é feito em madeira e inox antes de ser engarrafado. Quase quatro anos após a colheita, o vinho cresceu, evoluiu bem e está mais complexo no nariz, sem ter perdido a acidez e a frescura.
 
Está num belo momento de prova e mais do que pronto para acompanhar um polvo da ria de Vigo, cozido a preceito e depois preparado mais ou menos como descrevi aqui, com a diferença de ter tido um arrozinho a acompanhar. Nada de thais jasmines e quejandos, apenas um bom carolino (Pato Real) cozido durante doze minutos em água (duas vezes e meia o volume do arroz) temperada com sal a que no fim juntei um pouco de manteiga. O arroz fica cremoso, quase a lembrar um risoto. Tem é que se ter algum cuidado com o tempo da cozedura e do serviço. 

 

1 comentário:

  1. Gosto do tenro dos tentáculos que se deixa quase adivinhar e das suas ventosas altaneiras...
    Giro usares arroz Pato Real...
    Jinho.

    ResponderEliminar