sexta-feira, 22 de julho de 2016

Azeite Oliveira Ramos Premium



 
Este azeite virgem extra é produzido por João Portugal Ramos em Estremoz a partir de oliveiras das variedades Cobrançosa, Picual e Galega provenientes de solos Xistosos em avançado estado de metamorfização. As azeitonas são colhidas manualmente quando apresentam o grau de maturação adequado e são rapidamente levadas para o lagar, permitindo a extração dos azeites a partir de frutos frescos, sãos e íntegros. A extração é feita a frio através de centrifugação em duas fases com controlo de temperatura e o azeite é depois conservado em depósitos de inox com controlo de temperatura e sem contacto com oxigénio, até ao engarrafamento, preservando todas as suas características organolépticas. (adaptado da ficha técnica).
 
Gosto muito deste azeite, nada madurão, com notas de erva acabada de cortar, casca de banana e maçã verde. Termina longo, com notas de frutos secos. Fresco e ligeiramente picante, deve ser consumido em cru. Tem um PVP recomendado de € 8,99, que me parece correto face à qualidade do azeite.
 
Na press release que acompanhava a garrafa vinha uma proposta de um bacalhau Vila Santa que um dia irei seguramente experimentar, mas com outro azeite, já que a receita mete um refogado.
 
Preferi usar o azeite para temperar uma salada, juntamente com o vinagre do mesmo produtor e que é para mim um excelente vinagre para temperar pratos leves.
 

 
(azeite enviado pelo produtor)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário